Sabe como escolher sua escova de dentes? Aprenda aqui.

Saber como escolher escova de dente pode parecer simples, mas é uma tarefa muito importante para garantir uma higienização eficiente e proteger os dentes. Para complicar a missão, os fabricantes oferecem uma gama enorme de opções e fica difícil entender se, de fato, existe uma grande diferença entre os modelos.

Os cuidados do dia a dia fazem muita diferença na saúde bucal e, por isso, é importante estar atento à qualidade da escova de dentes, assim como à utilização do fio dental, alimentação e visitas regulares ao dentista.

Mas, afinal, o que deve ser levado em conta na hora da escolha? Neste post, explicamos como escolher a escova de dentes perfeita para você e como conservá-la para garantir que sua qualidade não seja prejudicada. Confira!

Como escolher escova de dente?

Você notou que está na hora de fazer a troca da sua escova de dentes, mas ficou em dúvida sobre qual comprar? Na hora de escolher, leve em consideração alguns fatores importantes para garantir uma higienização eficiente.

Observe o formato

A escova serve para remover, de forma mecânica, a placa bacteriana que está na superfície dos dentes, portanto, o ideal é que ela limpe de um a dois dentes por vez e permita que o usuário acesse todos os dentes de forma efetiva, inclusive os que ficam no fundo da boca.

Sendo assim, o ideal é optar por uma escova com a cabeça pequena e arredondada, semelhante às escovas infantis, pois ela consegue alcançar as áreas mais escondidas, garantindo uma higienização completa.

Repare nas cerdas

Outro ponto importante da escova são as cerdas. Elas são responsáveis por remover toda a sujeira dos dentes, como placas bacterianas e restos de alimentos. O ideal é que sejam macias e homogêneas, com acabamento arredondado, assim, elas garantem uma boa limpeza sem ferir as gengivas ou danificar o esmalte dentário.

Escolha uma escova que apresente uma boa concentração de cerdas por tufo e que as cerdas tenham pontas cônicas. Lembre-se que os modelos mais simples são os mais eficazes na limpeza dos dentes.

Escolha o cabo correto

Quanto ao cabo, é importante que ele tenha uma boa empunhadura e possibilite que você realize os movimentos de forma correta. Opções com cabos ergonômicos e emborrachados são as ideais, pois não escorregam e evitam que você machuque o interior da boca.

Tenha atenção em caso de aparelhos

Quem usa aparelho fixo deve optar pela escova ortodôntica, que apresenta cerdas em formato de V e limpa todos os espaços, além dos bráquetes e fio. A escova interdental também deve ser utilizada para limpar os espaços entre os dentes, difíceis de alcançar com uma escova comum.

No caso de aparelhos móveis e próteses dentárias, tenha uma escova com cerdas mais duras para fazer a correta higienização.

Avalie as escovas elétricas

Esse tipo de escova é uma excelente opção para dar autonomia a usuários que apresentam dificuldades motoras, como idosos e portadores de necessidades especiais. Ela realiza uma higienização eficaz, facilitando, assim, a remoção da placa bacteriana.

Como conservar a sua escova?

Além de escolher o modelo certo, é preciso ter atenção aos cuidados para conservar e manter sua escova longe de bactérias. Você sabe de quanto em quanto tempo a escova deve ser trocada? E onde é o melhor local para guardá-la? Fique atento e assegure-se de não cometer alguns dos erros listados a seguir.

Nunca compartilhe sua escova

A escova de dentes é um item pessoal e nunca deve ser compartilhado com ninguém, isso porque ela pode se tornar uma ponte para bactérias e favorecer a transmissão de doenças infecciosas.

O mesmo vale para famílias que guardam todas as escovas juntas. A prática não é indicada, pois um objeto pode contaminar o outro. Ou seja, nada de se casar e juntar as escovas de dente.

Não deixe as escovas em cima da pia do banheiro

Você já deve imaginar que o banheiro é o local mais contaminado por bactérias de toda a casa, portanto, porque deixar as escovas de dente suscetíveis a essa contaminação?

O número de doenças que podem ser contraídas por essas bactérias é grande, entre elas, a periodontite, a gengivite, a candidíase, as cáries, diarreias e até o agravamento de doenças, como cardiopatias e pneumonias.

O mais indicado é armazenar o objeto fora do banheiro, no entanto, se não for possível, guarde-o em um armário fechado, na posição vertical, longe do vaso sanitário, e utilize protetores de cerdas com furos para ventilação.

Higienize corretamente após o uso

Antes e depois de escovar os dentes, é importante lavar bem a escova em água corrente para eliminar o acúmulo de saliva, pasta de dente, restos de alimentos e bactérias que ficaram alojadas nas cerdas. Para guardar, retire o excesso de água e pingue um enxaguante bucal, deixando agir por alguns minutos.

Os protetores de cerdas ou o porta-escovas também precisam ser limpos diariamente para que não acumulem bactérias. Enxágue esses acessórios em água corrente e utilize, também, o antisséptico bucal para eliminar os microrganismos.

Não use uma escova de dentes por mais de três meses

É preciso trocar de escova de dentes, pelo menos, a cada três meses, ou quando o objeto apresentar sinais de desgaste. Ignorar essa recomendação faz com que sua escovação se torne ineficaz, devido à deformação das cerdas e ao acumulo de bactérias.

As escovas também devem ser substituídas depois de doenças como gripes, resfriados e infecções de garganta, para garantir que os microrganismos causadores do problema não fiquem alojados entre as cerdas.

Esse é um acessório indispensável para garantir uma boa saúde bucal. Agora que você já sabe como escolher escova de dente, lembre-se de buscar por opções com cabeça pequena e arredondada e cerdas macias, que conseguem alcançar todos os espaços e remover o acúmulo de placa bacteriana sem ferir as gengivas ou desgastar o esmalte dentário. Além disso, é preciso realizar a substituição da escova a cada três meses ou quando notar sinais de desgaste.